Enredo #6 - O método Snowflake

5.6K 294 92



Criado por Randy Ingermanson, o método Snowflake (floco de neve) é uma ferramenta que guia o planejamento e construção do livro e auxilia o escritor, principalmente, em textos longos. Então, se você planeja escrever um romance (ou mais ainda, uma série) eu aconselho você a tentar usar esta ferramenta, que já ajudou muitos escritores. Ela, inclusive, é ensinada em vários cursos de Creative Writing (Escrita Criativa) nos EUA.

Alerto, no entanto, que, como todas as ferramentas literárias, ela não necessariamente funcionará para você. 

Os 10 passos


Duvido que alguém se lembre daquela aula de matemática em que foi ensinado O Floco de Neve Koch. Uma progressão infinita tendo como base um triângulo inicial e no final fica parecendo a um floco de neve.

E o que isso tem a ver com escrita? Explicarei. A ideia dessa ferramenta veio de acrescentar mais detalhes ao núcleo da história até que ela fique completa. Ela se completa em 10 passos. Além disso, o nome é bom e ajuda no marketing.

1º passo: Escreva uma frase que sintetize a história. Quanto menor for a frase melhor (indica-se menos de 15 palavras). Se você não souber qual é a alma da sua história, pense em quem tem mais para perder nela e o que esse personagem quer.

2º passo: Aumente a sua frase para um parágrafo que apresente a história, relate osprincipais conflitos e o final. Esses principais conflitos serão plot pointsmais tarde. Busque um parágrafo de cinco frases.

3º passo: Tudo o que foi feito até aqui foi para a história. Devemos focar agoranos personagens principais. Faça um resumo de uma página de cada personagemprincipal, contendo: 

- Nome

- Uma frase que define o personagem.

- A motivação do personagem (o que leva ele a agir).

- O que o personagem quer/deseja.

- O conflito do personagem (o que o impede de conseguir o que deseja).

- As mudanças/aprendizados do personagem ao longo da história.

- Um parágrafo sobre o passado e amenidades do personagem (quem ele é, do que gosta, o que aconteceu de importante na sua vida).

4º passo: Volte ao parágrafo que define a história e o transforme numa página. Omacete é transformar as frases em parágrafos. Atente, no entanto, que ahistória precisa continuar concisa. Para isso, coloque cada um dos conflitos(já idealizados) ao final de cada parágrafo, como ganchos (para prender aatenção). Essa página tem que chamar a atenção dos leitores E RESUMIR A TRAMA.Essa é a sinopse que as editoras pedem que seja enviado junto aooriginal.

5º passo: Volte aos personagens. Para os personagens principais, faça um resumo dahistória (uma página) sob o ponto de vista deles. Para os personagenssecundários, limite à meia página.

6º passo: Você já tem a trama principal (a sinopse) e a sub-tramas (os conflitosdos personagens). É hora de incluir as sub-tramas na trama principal. Paratanto, transforme cada parágrafo em uma página de história. 

7º passo: Volte aos personagens para finalizá-los. É hora de descrever o personagemminuciosamente. Acrescente o máximo de detalhes que tem sobre eles. Esse passoé importante para prevenir que os seus personagens ajam de forma inconsistente.

8º passo: Crie uma planilha (isso mesmo no excel!). Calma vai ser simples é só uma tabela. E vai te ajudar muito a não se perder nos detalhes externos.

- Liste as cenas existentes na primeira coluna.

- Explique a cena em uma linha na segunda coluna.

- Coloque o ponto de vista da cena na terceira coluna (dispensável se for um POV constante).

- Liste o cenário (dia/noite, lugar) na quarta.

- Adicione novas colunas para informações que você acha interessante. (Eu aconselho uma expectativa de tamanho da cena).

9º passo: Adicione em cada cena descrições que acha importante (do ambiente, deobjetos, de pessoas), esboce diálogos e realce os conflitos. Cada cena tem queter um conflito. Se não tiver, repense a sua manutenção. Não precisa seimportar com a narrativa neste momento. 

10º passo: É a hora de escrever o primeiro rascunho da sua história. Dramatize as informações acrescentadas no passo anterior. Apare as arestas e deixe o texto fluido.

FIM?

Ao final do 10º passo, o livro vai estar pronto? Não! Será apenas a primeira versão. Lembre-se que "o primeiro rascunho de qualquer coisa é uma merda". Então revise até ficar bom.

OBS.1: Ao avançar por cada passo, principalmente se for a sua primeiratentativa, você vai aprender mais sobre a sua história. Não deixe de voltaratrás e atualizar o que for necessário.

OBS.2: Cada passo tem uma razão de ser. Elas te ajudam a compreender a suahistória e preparam o material que será enviado para as editoras. Mas se vocêacha repetitivo ou desnecessário, pule, ignore, adapte. A escolha é sua.

OBS.3: Para quem achou este método útil, existe um software (Snowflake Pro Software) que simplifica a utilização do método. Para quem tiver coragem, custa U$ 100 (Cem dólares).

OBS.4: Eu tenho fiz uma planilha para gestão das minhas histórias e vou repassar para vocês assim que falar sobre "Escaleta", do método da NaNoWriMo e fizer uma pequena reforma nela. Acho que vai ajudá-los.


*** 

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.


GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora