Enredo #4 - A jornada do herói

3.5K 307 48


Com a crença que as histórias contadas por todas civilizações em todas as épocas se repetiam em alguma instância, Joseph Campbell estudou a mitologia de vários povos espalhados pelo mundo. O resultado foi o livro O Herói de Mil Faces, que define o monomito ou a jornada do herói, um ciclo de doze estágios que o protagonista precisa atravessar.

Abaixo relato essas etapas e o seu posicionamento na estrutura de 3 Atos:

1) Mundo comum (Ato 1): A vida normal do herói antes da história começar.

2) Chamado à aventura (Incidente incitante): Um problema se apresenta ao herói.

3) Recusa ao chamado (Ato 1): O herói recusa ou demora a aceitar a aventura, geralmente por medo.

4) Encontro com o mentor (Ato 1): O herói encontra um que o convence a aceitar o chamado. É preparado, com informação ou treinamento para a aventura.

5) Cruzamento do primeiro limiar (Lock in): O herói abandona seu mundo comum para entrar no mundo especial.

6) Provações, aliados e inimigos (Mid point): O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, e aprende as regras do mundo especial. É onde a maior parte da história se desenvolve.

7) Aproximação do objetivo (Ato 2): O herói tem êxitos durante as provações.

8) Provação (Clímax): É a maior crise da aventura. Tudo é questão de vida ou morte.

9) Recompensa (Ato 2): O herói enfrentou a morte, seu medo e recebe uma recompensa – o "elixir".

10) O Caminho de volta (Ato 3): O herói começa o caminho de volta para o mundo comum. Pode ficar subentendida e nem aparecer na história.

11) Purificação ou ressurreição (Ato 3): Pode ser o reconhecimento do herói ou um último teste que precisa ser enfrentado no caminho de volta.

12) Regresso com o elixir (Ato 3): O herói retorna ao mundo comum com o "elixir" para ajudar os necessitados. Ele nunca mais será o mesmo.


Para ajudar na compreensão da jornada do herói, vou mostrar como Harry Potter e a Pedra Filosofal se encaixam nos doze passos de Campbell.

1) Mundo comum: Harry é apresentando como um garoto comum em sua vida comum.

2) Chamado à aventura: Harry recebe uma carta o convidando a estudar em Hogwarts.

3) Recusa ao chamado: O tio de Harry faz esse papel quando o proíbe de estudar em Hogwarts.

4) Encontro com o Mentor: Harry recebe a visita de Hagrid.

5) Cruzamento do primeiro limiar: Pelo beco diagonal, Harry acessa o mundo dos bruxos pela primeira vez.

6) Provações, aliados e inimigos: Na nova escola, Harry faz amigos e inimigos e descobre sobre a existência da pedra filosofal.

7) Aproximação do objetivo: Harry, Rony e Hermione passam por Fofo, atravessam a sala de chaves, vencem o Xadrez de Bruxo. Harry encontra o Quirrell.

8) Provação: Harry enfrenta Quirrell e Voldemort e os derrota.

9) Recompensa: Harry encontra a pedra filosofal e força a fuga de Voldemort.

10) O Caminho de volta: Harry se recupera em Hogwarts e prepara-se para retornar ao mundo dos trouxas.

11) Purificação: Harry e seus amigos têm seus feitos reconhecidos e vencem o troféu das casas.

12) Regresso: Harry retorna para o mundo dos trouxas e espera ansioso pelo ano seguinte. Se antes ele não se adaptava ao mundo comum, agora ele descobriu que o seu lugar é no mundo especial.


Observação 1: Comotoda a regra, existem exceções. É possível que alguns passos se sobreponham ouque estejam fora da ordem. Então, quando desenvolver a sua história, considerea jornada do herói nas partes que convierem.     

Observação 2: Os papéis são genéricos e nenhum deles é necessariamente uma pessoa. O mentor, por exemplo, pode ser uma carta do pai.

Deixo o vídeo do TED-ed (em inglês) na parte multimídia para quem quiser ter uma visão ligeiramente diferente da jornada do herói e muito mais divertida.


***
A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.


GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora