Diálogo #1 - Funções do diálogo

3.5K 406 64


Escrever um bom diálogo é dificílimo, mas igualmente importante. Se existe dúvida sobre isso, aconselho que assistir a um filme de Tarantino duas vezes. A primeira só para saber o que acontece e a segunda para refletir no diálogo. Todas as suas falas têm funções claras e bem definidas. Abaixo, elas estão listadas:

Show, don't tell: Explicado em detalhes em Estilo #1, é a dramatização da exposição. Ajuda na imersão do leitor na história.

Caracterizar o personagem: O que e como o personagem fala é uma parte importante do seucomportamento. Como tal, ajuda na caracterização da sua personalidade. Cadapalavra dita entrega mais informação sobre o personagem.

Impulsionar a trama: Os diálogos devem fazer a história avançar através da interação entre os personagens. Se o diálogo for apenas expositivo, ele não é bom. Estude retirá-lo ou dramatizá-lo de uma forma mais eficiente.

Expor informação: Essa também é uma função do diálogo, mas é uma função secundária, nunca primária.

Adicionar tensão: Os personagens interagem através dos diálogos e das ações. É através dessa interação que a tensão é criada. Então, planeje os seus diálogos para eles criem a tensão necessária no momento mais propício.

Dar ritmo à narrativa: Textos de parágrafos grandes, que ocupam páginas inteiras, diminuem o ritmo do texto. Diálogos quebram essa monotonia e aceleram a velocidade da trama.

Observação 1: O silêncio pode dizer muito sobre uma pessoa e deixa o diálogo mais elegante. Use-o sempre que possível.

Observação 2: Cuidado para não ser óbvio demais. Poucas pessoas (ou nenhuma) são completamente assertivas e honestas. Então, faça os seus personagens mentirem, se contradizerem ou dizerem coisas sem sentido, às vezes. 


***

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.


GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora