Enredo #1 - Elementos narrativos

13.1K 1.3K 277



Qualquer narrativa ficcional, independente do tamanho, possui  cinco elementos básicos: enredo, personagens, tempo, lugar e narrador. Tratocada umde forma breve nesse capítulo. Em próximos, cada um será esmiuçado com a devida atenção.

Enredo

É a espinha dorsal da história. A partir do conflito vivido pelos personagens, ações se desenrolam fazendo a história avançar e criando a tensão necessária para prender a atenção do leitor. É composto por apresentação (começo da história), complicação (onde se desenvolve o conflito), clímax (o ápice da trama) e desfecho (solução do conflito).

O enredo tem um fio principal chamado de trama central. Contudo, tramas secundárias (chamadas de subtramas) dão mais profundidade à história e são recomendadas.

Personagens

São os seres que vivem o enredo. Quando bem construídos, apresentam traços psicológicos distintos e complexos. Entretanto, não necessariamente todos os personagens da história devem ser complexos. Alguns servem apenas para enriquecer o plano de fundo. Estes fazem o papel de figurantes, representando uma classe, uma qualidade ou um comportamento.

Tempo

É quando a ação narrativa acontece. Pode ser cronológico (disposto numa ordem sequencial com início, meio e fim) ou psicológico (relativo e à mercê das emoções do protagonista ou narrador)

Lugar

É aonde a ação narrativa acontece. Pode ser específico (uma cabana) ou genérico (uma metrópole qualquer). Junto com o tempo, forma o cenário, que tem a função de auxiliar na caracterização das cenas e personagens.

Narrador

É o contador da história. É pelo seu ponto de vista que aprendemos sobre o que acontece na narrativa. Ele pode estar incorporado aos personagens ou não. E em ambos os casos ele pode participar da trama ou só observá-la. Existem basicamente duas categorizações sobre o narrador:

Quanto à sua interferência: narrador-personagem (participa da trama), observador (relata a trama) e onisciente (está num patamar superior aos personagens).

Quanto à pessoa: primeira (o narrador é personagem e conta a sua história, normalmente o protagonista) terceira (observador, conta a história de outro).


*** 
A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.

GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora