Diversos #1 - Leia muito, leia de tudo

8.8K 1.1K 387




Na escrita, nenhum conselho é tão básico quanto "leia muito, leia de tudo". Me deparei com ele quando escrevi o meu primeiro rascunho e rasguei no dia seguinte. Era muito ruim. Eu não sabia o porquê, mas que era ruim, era.

Sem saber o que era um bom livro, mas querendo escrever um, decidi ler mais. Estudar a escrita de outros autores com atenção para soluções para os meus erros. Até, enfim, entender o que faz um livro bom.

Ler é tão importante para o processo da escrita que até autores renomados continuam a usar grande parte do seu dia para ler. Stephen King, por exemplo, dedica um terço do seu dia de trabalho para ler.

Mas ler muito é abstrato. Por isso, eu proponho um exercício: leia 100 livros, seguindo a lógica, mas não necessariamente a ordem abaixo. O importante é terminar 100 livros.

Passo 1: Leia 20 livros. Qualquer um, de qualquer qualidade ou tamanho. Gostando ou não, termine todos.

Passo 2: Leia 20 livros do gênero que você que escrever. Gostando ou não, termine todos.

Passo 3: Leia 15 livros de gêneros que você não é atraído. Os mais variados possíveis. Gostando ou não, termine todos.

Passo 4: Leia 10 livros de contos, poesias, crônica e não-ficção. Pelo menos dois de cada tipo. Gostando ou não, termine todos.

Passo 5: Leia 10 livros intercalando clássicos e contemporâneos. Gostando ou não, termine todos.

Passo 6: Leia 10 livros que você acha que não vai gostar. Gostando ou não, termine todos.


Passo 7: Leia mais 10 livros do gênero que você que escrever. Gostando ou não, termine todos.

Passo 8: Leia 5 livros pela segunda vez. Termine todos.

A sugestão parece um pouco autoritária, mas quando escolhemos livros como leitores, optamos pelos gêneros que temos mais afinidade. Como escritores, temos que usar cada livro, cada forma diferente de olhar para o mundo, como uma fonte de aprendizado. E, com frequência, os livros que não gostamos (ou que supomos que não gostamos) nos ensinam mais.



***

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.


GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora