Capítulo 1

2K 120 2
                                    

Jane acabara de cair em sono profundo e Elizabeth sabia que os cavalheiros haviam saído e as moças se encontravam na sala de estar. Ela se via agraciada com a oportunidade perfeita para explorar a riqueza de livros oferecida pela biblioteca de Netherfield. Elizabeth chamou uma das criadas da casa para ficar com sua irmã e lhe deu instruções para procurá-la na biblioteca imediatamente caso houvesse alguma mudança no estado de Jane.

Elizabeth tomou o caminho da biblioteca sem se fazer notar pelas irmãs Bingley. Ela passou alguns momentos caminhando ao longo das prateleiras, pegando alguns volumes que a interessaram. Sem querer levá-los todos para cima, aos aposentos de Jane, ela decidiu examiná-los lá mesmo e então levar um ou dois consigo. Assim, olhando ao seu redor, viu um atraente sofá voltado para uma janela do outro lado do cômodo. A luz do sol se projetava da janela, cobrindo o sofá. Elizabeth depositou sua pilha de livros sobre uma mesinha próxima e, pegando o primeiro deles, sentou-se confortavelmente no calor do raio de sol. Após ler por aproximadamente meia hora, os olhos de Elizabeth começaram a pesar, pois havia dormido muito pouco nas duas últimas noites enquanto cuidava de Jane e se preocupava com ela.

Elizabeth não queria sair da aconchegante posição, pois ainda gostaria de examinar os outros livros que selecionara, portanto, embora soubesse que não poderia adormecer na biblioteca, resolveu fechar os olhos para aliviá-los por alguns minutos. Assim, com o livro ainda nas mãos, ela se recostou confortavelmente sobre a almofada na ponta do sofá e fechou os olhos. Nessa posição, ela não podia ser vista da porta, já que o encosto do sofá estava voltado nessa direção. Dali a poucos minutos, ouviu a porta se abrir e se fechar enquanto alguém se esgueirava biblioteca adentro.

Elizabeth sabia quem era a pessoa mais provável a entrar ali e não tinha o mínimo desejo de conversar com ele. Sabendo que não seria vista, manteve-se na mesma posição esperando que ele escolhesse um livro e saísse. Com o passar do tempo, ao ver que ele não saía, ela pensou, ‘e se ele ficar aqui para ler? Ficarei presa.’ Estava incerta quanto a simplesmente continuar imóvel esperando que ele fosse embora ou fazer-se notar e arriscar uma conversa não desejada, da qual ela poderia escapar rapidamente usando Jane como sua desculpa, mas então, como ela explicaria não se ter feito notar imediatamente?

Neste estado de incerteza, Elizabeth continuou a ouvir atentamente quando escutou os passos ao longo das prateleiras. O cavalheiro, que havia entrado em busca de um livro específico, sem encontrá-lo no lugar habitual ou em qualquer outra prateleira, avistou ao longe uma pilha de livros sobre uma mesinha. Deu largos passos naquela direção para ver se o livro que desejava ler se encontrava ali. Ao ouvir seus passos por trás do sofá e circundando a lateral, Elizabeth percebeu que ele estava se aproximando dela. Nesse exato momento ela o ouviu exclamar, ‘Elizabeth!’

Confissões a uma Bela Adormecida Onde as histórias ganham vida. Descobre agora