Amazon - Parte I

3.3K 339 41
                                    


Alguém aqui pretende se aventurar na autopublicação?

Na sua opinião, qual a vantagem e a desvantagem de se autopublicar?

Por experiência própria, a resposta para esta pergunta é uma só: ter o controle total da sua obra!

Você não divide os lucros com a editora, porém tem que se virar para fazer divulgação e pagar a revisão (e capa!) do próprio bolso.

Vale à pena, Aretha?

Depende do seu objetivo.  Se o seu interesse é apenas ter o livro físico em mãos, então pare de ler agora mesmo e só continue no capítulo sobre editoras. Porém, se você quer que o seu livro tenha um bom número de vendas com um bom contrato, então você não pode assinar com a primeira editora que aparece.


E o que fazer enquanto não surge o contrato ideal?


Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.


Se autopublicar!

Neste capítulo, irei explicar o porquê da amazon ser o meio de autopublicação mais popular:

1 - É o mais utilizado entre os leitores, raramente você vê alguém dizendo que comprou um ebook no ibooks, não é?

2 - Você fica com 70% do valor da venda

3 - É pago por páginas lidas no kindle unlimited.


70% do valor da venda???? Já estou vendo os olhos de vocês crescendo...

70% do valor da venda???? Já estou vendo os olhos de vocês crescendo

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.


Isso mesmo! Como a amazon é boazinha! #sqn

Na verdade, a Amazon só paga esta porcentagem se você assinar o contrato do KDP Select, aderindo ao programa do kindle unlimited! E qual a importância disto? Simples, caro autor, há uma cláusula de exclusividade nele. Enquanto estiver no programa (tempo mínimo de três meses,) você não pode disponibilizar o seu livro completo em nenhum outro meio, seja ele pago ou gratuito.

O que é kindle unlimited?

Uma comparação prática sobre o unlimited é dizer que ele é o "netflix de livros". O leitor paga R$ 19,90 por mês e tem direito a ler todos os livros cadastrados de "graça".  E, por de "graça", quero dizer que ele não paga taxa extra. Não façam propaganda dizendo: Livro por XX reais ou gratuito pelo unlimited. Não é gratuito, a assinatura custa 19,90 por mês.

Como o autor é pago no unlimited?

Você é pago por página lida pela primeira vez. Ou seja, não é como no wattpad que cada vez que você abre o capítulo conta como uma visualização nova. Não adianta você ficar passando as páginas do seu livro para ganhar dinheiro, você só será pago pela primeira leitura. Se, ao invés de ler no kindle unlimited, a pessoa comprou o livro, você recebe setenta porcento do valor pago (desde que o livro custe um valor igual ou maior do que R$5,99, abaixo desse valor, recebe apenas 30%).

É vantajoso se cadastrar no unlimited?

Sim, ganhei mais dinheiro por página lida do que unidade vendida. Acredito que isso ocorra com 99% dos autores da Amazon.

E se eu não quiser me cadastrar no unlimited, mas quiser vender na Amazon?

Neste caso, você receberia apenas 30% do valor. Teria, contudo, liberdade para vender em outras lojas ou disponibilizar em qualquer plataforma que queira.

É vantajoso vender em outros sites fora da Amazon, mesmo ganhando menos?

Teoricamente sim, mas andei olhando o contrato de outras plataformas de publicação e não encontrei muita vantagem.


Obs.: Antes de pensarem em publicar em qualquer plataforma, leiam o capítulo da Manu sobre registro na Biblioteca Nacional! ;)


By ArethaVGuedes

By ArethaVGuedes

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.


Wattpad: Trocando experiênciasOnde as histórias ganham vida. Descobre agora