Lição 02: Estruturas de Narrativa (Básico)

3.8K 408 65

Oi! :)

Primeiro de tudo, quero me desculpar pela demora em postar. Minha vida é muito atarefada, quase não sobra tempo para preparar uma aula (mas eu quero muito fazê-lo) e ainda por cima teve feriado que fiquei gripada (sniff) e não prestei para nada.

Mas, agora que estamos de volta... vamos.

Nessa aula, vou falar um pouco sobre o básico das estruturas de narrativa, e na próxima, vamos para um módulo mais avançado. 

É um possível falar de uma estrutura de narração sem pensar em... O DRAMA! Sim, é o Drama que move tudo em uma história. Aprendemos na lição passada que você não tem uma história enquanto não tiver um "problema que precisa ser resolvido".

Basicamente:

Ter um problema para ser resolvido = O DRAMA! 

O DRAMA

Existem muitas estruturas narrativas, mas todas elas vão ter o drama como elemento em comum. Mas o drama também tem uma estrutura filosófica que ele precisa seguir. Quem criou essa estrutura através da observação das obras (ultra dramáticas) de Shakespeare foi Gustav Freytag, um filósofo com muito tempo livre. Ele estudou a narrativa de obras desde a antiga grécia (quando o pensamento realmente surgiu).

Freytag criou uma estrutura que todos os roteiristas e autores conhecem como "a pirâmide de Freytag". Ela é basicamente isso:

(Adorando poder usar uma imagem aqui! Êêeee)

(Adorando poder usar uma imagem aqui! Êêeee)


É um gráfico de uma história. Todas as histórias do universo usam essa estrutura (algumas mais elaboradas, outras menos, como veremos na lição a seguir). Mas, para você, iniciante em arcos estruturais, conheça o que está por trás de tudo: A pirâmide de Fraytag, ou como alguns apelidam "o homem no buraco".

Isso porque se você virar de cabeça para baixo, terá algo assim:

Isso porque se você virar de cabeça para baixo, terá algo assim:

Ou seja. Uma história é o tempo (meio da história toda) em que o seu personagem passa numa baita duma má sorte, tentando sair desse buraco!

Mas vamos debulhar o passo a passo?

Primeiro EscrevaLeia esta história GRATUITAMENTE!