07: destruindo seu livro

23.1K 4.3K 1.3K
                                    


07: destruindo seu livro


Muitas preguiças, pavões e galinhas d'angola acabam "destruindo seu livro". Como? Ora, divulgando ele! Acredite se quiser...

Eu disse que uma estratégia de divulgação é convidar wattpadianos. Então agora eu vou te mostrar como não se faz.



ANTES DA MENSAGEM

Os erros começam antes mesmo de você enviar a mensagem. É preciso tomar alguns cuidados observando o perfil do usuário:

1. Verifique se a pessoa está aceitando pedidos de leitura. Se em seu perfil essa pessoa colocou uma observação dizendo que NÃO está aceitando pedidos de leitura, NÃO envie. É simples, respeite o espaço do outro!!

2. Verifique se a pessoa gosta do gênero que você escreve. Certa vez encontrei um usuário que em seu perfil dizia assim: "Não me indiquem fic hétero, por favor só quero ler fics LGBT!!!". Fiquei com pena dessa pessoa, porque todo mundo só recomendava história com romance hétero. 

Então, antes de enviar uma mensagem para alguém, LEIA O PERFIL DELA. Se a pessoa diz que não gosta de livros de terror e você escreve um assim, não a convide. Se a pessoa diz que não está aceitando pedidos de leitura, não envie. Sim, estou dizendo isso repetidas vezes pra ver se fica bem claro! Antes de qualquer coisa, é preciso respeitar o espaço do outro!

Agora, se no perfil da pessoa: 1) ela não diz nada sobre "não estar aceitando pedidos de leitura"; 2) ela não diz se gosta ou não do gênero que você está escrevendo; então neste caso sim, convide-a.


MENSAGENS ERRADAS:

P: Oi! Meu nome é Desconhecido Misterioso e eu queria te pedir pra divulgar minha história. Eu não te conheço, nunca falei contigo, mas acho que você tem cara de trouxa, então por favor, poderia mandar seus leitores que você conquistou com tanto sacrifício vir ler meu livro? Oh, aproveita e compartilhe nas suas redes sociais também. Valeu!

R: É óbvio que exagerei na mensagem, mas já recebi várias desse tipo! PÉN PÉN PÉN *Bicho Preguiça detectado*. Cara, por que diabos alguém iria fazer o seu trabalho?!?! Se a pessoa divulga sua história de boa vontade, legaaaaal, você tem um fã, cuide bem dele! Mas se ela não é sua leitora, nem perca seu tempo mandando mensagens tão absurdas assim! 

*

P:(link da história)

R: Esse tipo de mensagem não tem retorno nenhum. Cara, isso nem convite é! Se for pra divulgar o livro, faça o trabalho completo. Tenha a dignidade de pelo menos escrever alguma coisa.

*

P: Oi! Poderia ler minha história? Não se esqueça de votar e comentar, beijos!

R: Aaahh, que mensagem fofinha, não é? Né coisa nenhuma! Deixe pra pedir votos e comentários nos recadinhos do capítulo, na hora de convidar uma pessoa atenha-se ao convite! Um passo de cada vez, sem pressa!! Quando você convida alguém pra ler e já vai pedindo votos e comentários, isso fica uma coisa muito forçada, parece que você está pedindo demais.

*

P: Oi

P: Olá

P: Oie

P: Olááááááááááá

R: Mas que P**@, o que tu quer peste?!

P: lê meu livro?

> Isso é muito chato. Se você quer que uma pessoa leia seu livro, não manda só um "oi" e continue mandando "ois" até ela te responder. Manda logo o convite e seja o que Deus quiser! Sério.

*

P: Oi! Eu li seu livro e adorei! Gostaria de ler o meu? Seria uma grande honra!

R: Aí você entra no perfil do camarada e acontece que ele nunca deu um voto, não tem seu livro na lista de leitura e nem é seu seguidor. É tão exaustivo que dá vontade de responder: "olha aqui, eu TALVEZ iria ler seu livro, mas agora não vou mais só pra você aprender a deixar de ser mentiroso". Gente, qual é. Não tem nada demais em convidar uma pessoa pra ler seu livro, não precisa mentir (ou ser leitor dela). Bitch please!

*


Então você reparou que está fazendo alguma dessas coisas? HEEEELP!

No próximo capítulo vou falar sobre como consertar todos os erros. Está na hora de você virar uma linda raposinha graduada, sem as influências de outros bichos  rsrs

COMO SER POPULAR NO WATTPAD | GuiaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora