24. Madame Delphine LaLaurie - O Monstro Cruel Da Louisiana

2.3K 63 6
                                    

Muitas estórias cercam a notória Madame Delphine LaLaurie, uma rica matrona e dama da sociedade, que tem assombrado a cidade de Nova Orleans por mais de duzentos anos. Quando um incêndio destruiu parte de sua casa em 1834, a população ficou ultrajada ao descobrir que na sua fazenda Lalaurie rotineiramente torturava seus escravos.

Forçada a fugir da cidade, sua culpa era inquestionável, e relatos de suas ações foram aos poucos se tornando acada vez mais bizarros e grotescos com a passagem das décadas. Mesmo hoje, a mansão LaLaurie é considerada a casa mais assombrada da cidade.

Marie Delphine LaLaurie, ficou conhecida pelo nome de Madame LaLaurie, ela foi uma socialite influente e poderosa que residiu sua vida inteira no estado de Louisiana. Ela ficou famosa como uma cruel assassina em série, envolvida na tortura e assassinato de escravos.

Nascida em Nova Orleans, LaLaurie casou-se três vezes ao longo de sua vida. Ela manteve uma posição proeminente nos círculos sociais da cidade até abril de 1834, quando populares ajudando no resgate de feridos após um incêndio na sua mansão em Royal Street, descobriram escravos amarrados que mostravam sinais claros de tortura. Furiosos com o que encontraram, populares invadiram a propriedade que pertencia a ela, saqueando e destruindo tudo em seu caminho. Avisada do que estava acontecendo, ela teria se refugiado na casa de parentes e posteriormente mudou de nome para não ser reconhecida devido a reprovação social desencadeada. Temendo que a repercussão a colocaria em perigo, ela fugiu para Paris, onde teria morrido num acidente de caça.

A luxuosa mansão na Royal Street, um dos endereços históricos mais importantes de Nova Orleans foi reformada e vendida após a sua morte. Ela ainda existe e é considerada como um dos locais mais famosos da cidade.

Mas quem foi a mulher que receberia a alcunha de "a cidadã mais odiada de Nova Orleans" e que também entraria para a história como "A Megera de Royal Street"?

Delphine Macarty nasceu por volta de 1775, uma das cinco filhas de Barthelmy Louis Macarty, um imigrante irlandês que se estabeleceu na América em 1740. Sua mãe foi Marie Jeanne Lovable, também chamada de "viúva Lecomte", pois havia desposado um importante comerciante falecido em um acidente de carruagem. Ambos eram membros proeminentes da alta sociedade de brancos Créole - descendentes de imigrantes europeus. O primo de Delphine, Augustin de Macarty, foi prefeito de Nova Orleans de 1815 a 1820.

Em meados de 1800, Delphine Macarty casou com Don Ramon de Lopez y Angullo, umCaballero de la Ordem Royal de Carlos (um oficial de alta graduação na Corte espanhola). A cerimônia aconteceu na Catedral de Saint Louis em Nova Orleans. Em 1804, Don Ramon ascendeu a uma posição de destaque, tornando-se cônsul geral da Espanha na Louisiana. No mesmo ano, Delphine e Don Ramon viajaram para a Espanha. Informações sobre a viagem são conflitantes. Segundo alguns historiadores a viagem foi uma punição ao cônsul por falhas na maneira como ele havia tratado de assuntos diplomáticos. Na ocasião, Delphine conseguiu justificar as ações do marido e impressionou a Rainha com a sua beleza e inteligência. O casal recebeu permissão para retornar a América, mas durante o trajeto Don Ramon contraiu uma doença e acabou falecendo em Havana.

Delphine que já estava grávida, decidiu ficar em Cuba onde deu a luz a sua primeira filha Marie Borgia Delphine Lopez y Angulla de la Candelaria, apelidada de "Borquita". Ela decidiu retornar a Nova Orleans logo após o nascimento da menina e se estabelecer na propriedade herdada de seu marido. Ela própria se tornou a gerente da fazenda que plantava cana de açúcar e teve sucesso nas suas negociações.

Em Junho de 1808, Delphine casou com Jean Blanque, um proeminente banqueiro, mercador, advogado e legislador de descendência francesa. Ela se mudou para a suntuosa Villa Blanque e lá teve mais quatro crianças, todas meninas.

Chegaste ao fim dos capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Dec 27, 2015 ⏰

Adiciona esta história à tua Biblioteca para receberes notificações de novos capítulos!

Lendas UrbanasOnde as histórias ganham vida. Descobre agora