APRESENTAÇÃO: As flores nossas de cada dia

3.6K 374 165
                                    


Agilidade, ritmo, senso de humor refinado e um talento nato para contar uma boa história. No seu livro de estreia, Luciana Canuto surpreende pela desenvoltura com que transita por este gênero aparentemente fácil, mas que, no fundo das contas, reserva perigosas armadilhas para os iniciantes na arte literária e das quais esta jornalista capixaba radicada em São Paulo escapa com louvor.

Nestas páginas saborosas, a autora vem mostrar que domina como uma veterana as técnicas da narrativa e do melhor entretenimento. Mais do que isso, ela desenvolve um estilo próprio, emprestando voz aos pensamentos da protagonista, aproximando-a do leitor com quem estabelece, logo nas primeiras linhas, uma relação de companheirismo e cumplicidade.

Em poucos parágrafos, nos encontramos torcendo com todo coração pela personagem principal, Andrezza, uma mulher forte, decidida, e, ao mesmo tempo, frágil nas suas inquietações e inseguranças típicas do sexo feminino. Não é à toa que em alguns minutos criamos uma forte empatia com ela, com quem dividimos os medos, as dúvidas, as esperanças e os desejos.

Radicada em Nova Iorque, com um emprego razoável, um filho crescido e amigos fieis que lhe fazem companhia, Andrezza saiu do Brasil para perseguir um sonho. Corajosa, ela abandona sua terra de origem para tentar se firmar em uma cidade cosmopolita, elegante, dinâmica, mas que exige um esforço enorme de quem pretende ali se firmar e vencer.

Ela enfrenta o duro cotidiano com as garras da batalhadora que sempre foi, consegue sobreviver não sem sacrifícios em dupla jornada de trabalho e, ao final de cada dia, se sente quase realizada. Andrezza desfruta de certa tranquilidade e segurança financeira. Porém, às vezes pergunta a si mesma se tem de fato o mais importante.

Como a maioria de nós, ela ressente-se da falta de um companheiro, de um homem com quem dividir seus mais íntimos anseios. Uma pessoa digna de se tornar seu namorado. Alguém interessante o suficiente para que ela possa se apaixonar e se entregar de corpo e alma. Andrezza está longe de ser uma moça ingênua ou inexperiente.

Ela experimenta e gosta do sexo casual, mas mesmo sem se dar conta disso, amadureceu o suficiente para encarar uma relação séria, na qual possa se jogar por inteiro. É quando a figura de um moderno príncipe encantado surge por acaso diante dela. Seria apenas uma aventura fugaz ou o homem da sua vida? E agora, o que fazer?

Como lidar com a situação, que se complica com a entrada, em cena, de um ex-marido infantilizado, uma chefe invejosa, a sogra rival, a mãe frustrada e uma rede de intrigas que a faz questionar os rumos do seu futuro promissor?

Estas e outras questões, Luciana vai colocando no meio do caminho como se fossem as pedras do poeta, caprichosos obstáculos do destino a serem superados. Com firmeza, a autora vai solucionando os impasses da heroína na sua trajetória em busca do verdadeiro amor, aquele com o qual todas nós sonhamos, mas poucas tiveram a sorte de encontrar.

Mas não se engane quem pensa ter, diante de si, um romance açucarado. Muito pelo contrário. Este livro não é recomendado aos puritanos e falsos moralistas. Aqui, as cenas de sexo exalam um erotismo que transborda e contagia.

Envolventes, tórridas, as descrições dos encontros amorosos quase não deixam lugar para a imaginação, tamanha a riqueza dos detalhes de cada ato, cada gesto, cada beijo. É como se estivéssemos presentes no quarto, na cama, no abraço dos amantes, como testemunhas e partícipes dos trechos mais quentes e vibrantes desta obra.

Escritora de mão cheia, que nos prende do começo ao fim, em frases curtas e sintéticas, em reviravoltas e clímax de tirar o fôlego, Luciana Canuto promete. Depois da simples e delicada prímula, de origem chinesa, ideal para a decoração, e cujo óleo previne doenças e mantém a saúde, que venham muitas outras flores para enfeitar nosso jardim imaginário. Empenhados, os leitores e leitoras agradecem!

Marcia Camargos

Jornalista e escritora, tem 25 livros publicados.

Óleo de PrímulaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora