Previous Page of 2Next Page

Dirigir uma empresa é como dirigir um país

spinner.gif

20.03.2008

Por Jack Welch com Suzy Welch

EXAME 1 - Quais as características mais importantes que devem ser avaliadas na hora de escolher o presidente de uma empresa ou o líder de um país?

(Simplicio D. Victoria, Los Angeles)

Se a sua pergunta parasse pelo meio, seria mais fácil respondê-la. Liderança empresarial é um tema que debatemos nesta coluna há dois anos, mas liderança presidencial é outra coisa bem diferente.

Ou será que não?

Quando seu e-mail chegou, a primeira coisa que nos veio à mente foi que presidentes de empresa e chefes de Estado transitam por mundos onde os riscos, as regras e os valores são muito diferentes. No entanto, depois de refletir um pouco mais sobre as seis características fundamentais de um líder, mudamos de idéia.

Não queremos de forma alguma dar a impressão de que dispomos de algum insight especial sobre liderança política, mas o fato é que estamos convencidos de que há mais pontos em comum do que diferenças entre dirigir uma empresa e dirigir um país.

Pense, por exemplo, na autenticidade. Essa é uma qualidade crucial tanto para o líder de um país quanto para o líder de uma empresa. A razão é uma só: um líder autêntico transmite confiança. Quando um presidente ou primeiro-ministro se empenha para levar adiante um grande projeto ou tem de conduzir o país em meio a uma grave crise, a nação não pode de forma alguma se perder em debates acerca da sinceridade de seu líder. Quando Hillary Clinton ficou com os olhos marejados antes das primárias de New Hampshire, eleitores e especialistas de todo o país discutiram durante dias se suas lágrimas teriam sido verdadeiras ou não. Sem dúvida, o grau de sinceridade de todos os candidatos será avaliado antes das eleições de 4 de novembro. No entanto, depois que o candidato for eleito (qualquer que seja ele), essa é uma discussão que deve deixar de existir. As pessoas podem discordar dos méritos de quem ocupa um cargo como esse, mas nunca de seus motivos.

Ser uma pessoa de "visão", como se diz por aí, é a segunda característica universal da liderança. Os líderes de empresa podem ter de improvisar o rumo da organização em mercados em rápida transformação. No fim das contas, porém, é imprescindível que a missão da companhia seja concebida com clareza e sirva de inspiração a seu progresso real -- e o mesmo vale para o líder político. Além disso, assim como nos negócios, ter uma visão do destino de um país não significa dizer: "Olhem, este é o rumo que estamos seguindo". Significa defender uma idéia até perder a voz se for preciso, de modo a "inspirar" as pessoas que estão à sua volta: "O rumo que estamos seguindo vai melhorar nossa vida, a vida de todos neste país e a sua vida em particular".

A capacidade inata de contratar gente de talento é a terceira característica fundamental de executivos e líderes po líticos. Na verdade, não só de contratar mas também de saber utilizar os profissionais recrutados -- desafiando-os a propor novas idéias. Essa é uma habilidade evidente nos negócios, onde o líder recorre a seus subordinados diretos para tirar do caminho os incompetentes e os renitentes. Já os líderes políticos têm à sua frente um cenário mais complicado. Eles nomeiam subordinados diretos que herdam equipes que podem, ou não, dar respaldo à pauta da administração. Portanto, políticos precisam ter uma competência maior na hora de contratar. É preciso que saibam selecionar subordinados que tenham a capacidade de motivar e de envolver as equipes relutantes. Além disso, o líder político precisa de coragem e de disciplina para demitir subordinados que não atendam a essas características (se isso for possível, é claro).

Em quarto lugar, é preciso ter resiliência, isto é, capacidade de voltar à luta depois da derrota -- sem se sentir derrotado. A conceituada historiadora Doris Kearns Goodwin disse que os melhores presidentes dos Estados Unidos souberam aprender com seus erros. Todas as vezes que você cair e se erguer novamente será uma nova pessoa -- uma pessoa mais sábia.

Previous Page of 2Next Page

Comments & Reviews

Login or Facebook Sign in with Twitter
library_icon_grey.png Add share_icon_grey.png Share

Who's Reading

Recommended