Crônicas para ler depois do fim do mundo - Mario Persona

946 11 4
                                    

CRÔNICAS PARA LER DEPOIS DO FIM DO MUNDO

Mario Persona

***

Prefácio

Após você ler o título deste livro, "Crônicas para ler depois do fim do mundo", espero que não tenha pensado que estou falando literalmente do fim do mundo. Não é desse fim cabal e literal do planeta terra que estou falando, pois aí seria impossível ler, seja em papel que não resiste ao fogo, seja em e-book por não ter sobrado uma tomada sequer para recarregar.

Meu assunto aqui é o fim do mundo que acontece cada vez que tudo parece começar de novo e somos obrigados a reaprender. Depois de mais de meio século de idade já vi o mundo acabar algumas vezes. E para a moçada que vive esperando uma nova era, vocês nem imaginam quantas eras novas eu precisei experimentar. E quando penso que uma é nova, já era.

Portanto é deste mundo que acaba a cada esquina da vida que vou falar aqui. Ao ler você pode até me achar saudosista, de tanto que falo de diferentes passados, mas não sou assim. Ao contrário, estou sempre procurando novas sarnas para me coçar e o nome disto é vontade de criar. A cada fim do mundo como o conhecemos ficamos diante de novos desafios e o jeito reciclar antes de sermos considerados espécie em extinção. Existe muita gente fossilizada por aí e você deve conhecer um ou dois exemplares.

Neste livro de coisas velhas você vai ler de muita coisa nova, como a nova consciência de preservação ambiental ao conhecer "O peru de Dona Gertrudes" e os "Pratos em Extinção". Em "Acabou o papel" levo você a um passeio pelo passado do papel, o qual bem ou mal passamos todos os dias. Você viajará comigo no "Maverick de Hildebrando" e verá a paisagem das mudanças acontecendo a duzentos por hora. Neste caso do Maverick, duzentos passos. O impacto das novas tecnologias eu apresento em "Máquina sinistra" e a criatividade que precisamos ter para enfrentar tantas mudanças está em meu "Cérebro líquido", o que só tenho porque "Sou mineiro".

"Santa Maria!" - você irá exclamar, quando souber que o mundo já acabou muitas vezes nos séculos passados, e talvez até queira tentar a sorte fora do país quando souber que "Melhor é lá fora". Mas aceite meu conselho: "Se oriente rapaz" ou vai ficar falando sozinho. Você também aprenderá a fugir da "Discriminação profissional" e encontrar sua própria receita com "Ingredientes de sucesso". E eu não poderia deixar de falar da saúde, porque "A expansão do ser humano" irá exigir que você passe "Fome, muita fome!", principalmente se me imitar em "Minha vida esportiva".

Mas isto é apenas um aperitivo, pois tem muito mais assuntos aqui. No final, para tratar de um tema familiar e recorrente a este mundus brasiliensis, fiz com que todo mundo acabasse em cana e este livro em pizza, respectivamente em "Yes, nós temos cana" e "Solla Pizza". Deixo você agora com "Crônicas para ler depois do fim do mundo". Se gostar, espalhe.

Mario Persona

***

O que fazer quando o mundo não acaba

Muita gente esperava pelo fim do mundo que não veio na data marcada. Sim, digo muita gente, porque existe um desejo secreto em cada um de nós de não precisarmos voltar a trabalhar na segunda-feira. Ou você não reparou que o fim do mundo da profecia Maia caiu numa sexta? E agora, o que fazer já que o mundo não acabou?

Bem, segunda-feira você volta a pegar no batente, seu carnê do crediário continua uma brochura e seu salário continua terminando no dia 21, bem antes do fim do mês e do mundo. Mas pense nas coisas boas que ainda podem acontecer! Quais? Bem, não sei fazer previsões, mas sei que você ainda pode recomeçar com uma nova configuração.

Para tanto sugiro a leitura de "Mind Set! - Eleven Ways to Change the Way You See - and Create - the Future", de John Naisbitt (autor de "Megatrends"), lançado no Brasil há alguns anos com o pasteurizado título de "O Líder do Futuro - 11 conceitos essenciais para ter clareza num mundo confuso e se antecipar às novas tendências".

Crônicas para ler depois do fim do mundo - Mario PersonaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora